Boas práticas para o making of do seu casamento

Certamente será um dos dias mais incríveis da sua vida

Boas práticas para o making of do seu casamento

Pare e pense comigo: Imagine você vendo as fotos do seu casamento daqui a uns 10 anos. Se ver rodeada de pessoas queridas, vivendo intensamente um dos dias mais importantes de sua vida… Conseguiu imaginar? Forte né?! Quanta coisa boa acontece num dia assim!  Continue lendo esse artigo para saber mais sobre como as boas práticas para o making of do seu casamento podem ser decisivas para que você queira lembrar eternamente do seu dia de noiva.

Boas práticas para o making of do seu casamento

Making of da Noiva

Antes de qualquer coisa, making of, em tradução livre seria, “realização de”,  e se refere a preparação da noiva para o casamento.

Considero o making of da noiva um momento bem bacana de fotografar e importante para o casal ter como lembrança.

O dia do casamento é todo especial! Toda a ansiedade dos momentos que estão por vir, o brilho no olhar, a atmosfera de realização, as borboletas no estômago… Geralmente rendem imagens que vão muito além da estética da foto de maquiagem, do vestido, do sapato e dos acessórios.

Sabe o making of que eu acho mais bacana de fotografar? Aquele que a noiva está rodeada de pessoas que estão no mesmo clima que ela. Mães, irmãs, primas, madrinhas, daminhas, melhor amiga… Todo mundo na mesma sintonia, participando ativamente daqueles instantes mágicos. Em alguns salões de beleza isso acontece, mas, na maioria não. Boa parte dos salões não permitem a entrada dos profissionais de foto e vídeo no dia do casamento, o que faz as fotos de making of virarem apenas encenação, caso ocorra depois, no dia das fotos pós casamento.

Tem noiva que não abre mão de um bom salão de beleza e eu respeito. Porém, em muitos casos, não se pode ter fotos encantadoras de momentos únicos que não voltam e o salão de beleza ao mesmo tempo. É preciso que você leve em consideração o que acha mais importante e opte pelo que faz mais sentido para você.

Boas práticas para o making of do seu casamento

É importante frisar que esse momento não precisa ser encarado como um ensaio fotográfico. Acredito piamente que quanto mais natural e menos forçado, melhor. E por falar em simulação, eu sou totalmente contra. A vida não é simulada no making of, o que acontece ali precisa ser verdadeiro. É uma única vez na vida, vai querer simular?! Ahh não!

Por muitos anos eu quem fotografava o making of da noiva e nunca fui de pedir poses, simulações ou algo do tipo. Exceto naquele momento que a noiva estava pronta e quando havia tempo hábil – sem atraso no salão – fazia alguns retratos dela. De três anos para cá, quem fotografa a preparação da noiva para mim é a Larissa – minha esposa – e que fotografa comigo todos os casamentos. Isso é algo que particularmente acho muito bom, pois, é possível deixar a noiva muito mais tranquila e à vontade.

6 dicas para você acertar em cheio no seu making of

Quando voltei com este blog, prometi para mim mesmo que seria para realmente ajudar você que está para casar.
Por conta disso preciso alertar você para alguns detalhes importantes:

  • Faça um teste de cabelo e maquiagem antes do casamento. Já vimos cenas desagradáveis da noiva não ser preparada do jeito que foi no teste.  Ou de ser tão estressada no salão que saiu extremamente chateada para o casamento. Além do casal quem é prejudicado com isso? Nós, fotógrafos :/ Esse dia precisa ser perfeito e harmônico. Invista em quem transmite profissionalismo, responsabilidade e o mínimo de carinho pelo que faz.

    Boas práticas para o making of do seu casamento
  • Ambiente de salão quando não é especialmente preparado para receber uma noiva geralmente é caótico. Uma porque as pessoas que ali trabalham estão em outra sintonia, outro ritmo e no sábado já estressados da semana inteira. Outra porque às vezes o salão não consegue atender quem você quer levar para o seu dia de noiva. E por fim, o ambiente não colabora para as fotos da sua preparação. É muita gente fazendo unha, cabelo, maquiagem, falando sobre coisas que não agregam e por vezes, até desagradáveis: Que casou três vezes e que nenhuma deu certo, que casamento não presta… Lamentável, mas real.

    Onde se arrumar? Hotel é bem comum, pousadas idem, em casa tem ganhado força… Minha recomendação é: um lugar tranquilo e que você esteja entre pessoas que estejam na mesma vibe que você. O que faz o ambiente para mim são as PESSOAS envolvidas.
    Normalmente os making of’s mais animados e encantadores que fotografamos ocorre na casa da noiva, num hotel ou numa pousada. Neste caso, a beleza da noiva fica por conta de um profissional que não precisa de uma estrutura física de salão para fazer um serviço bem feito e que consegue atender todo mundo. Sozinho ou com equipe.

  • Os demais profissionais envolvidos além de maquiador e cabeleireiro, como fotografia e vídeo, também precisam ter no mínimo bom senso. Bom senso de entender que você não é igual a todo mundo. Que você tem nome – noivinha não é nome. Que está vivendo um dia importante. Que casamento não é tudo igual e que o seu terá algo de diferente de todos os outros.  Já falei sobre como contratar o fotógrafo ideal para seu casamento em outro post, mas não custa lembrar: contrate alguém que você se identifique com o trabalho e com a PESSOA. Imagina passar muitas horas do seu dia com quem você não se sente à vontade.. Não deve ser bom!

    Boas práticas para o making of do seu casamento
  • Combine antecipadamente com seu fotógrafo e cinegrafista o horário de chegar no making of. E aqui temos um pequeno impasse. A maioria dos contratos de fotógrafos e cinegrafistas em making of são de 2h à 3h de duração. Até aí tudo bem, afinal, 3h há de se esperar que dê tempo de fazer cabelo e maquiagem da noiva.

    Além de fazer brinde, abraçar e beijar as pessoas queridas que estarão com você. Certo? Nem sempre.Tem salão que começa a maquiar a noiva 6h antes da cerimônia. Preciosismo? Nem tanto. Geralmente isso está ligado a um planejamento visando apenas atender um número maior de clientes naquele dia. O que não é ruim para o salão, afinal, quem não quer vender mais? Desde que se faça com qualidade eu não vejo problema, mas é aí que mora o perigo!

    Voltando na quantidade de horas do contrato dos outros prestadores de serviço, se a preparação da noiva for 6h antes da cerimônia, só o making of toma 3h a mais no contrato das equipes de foto e vídeo. Em muitos contratos isso se configura hora excedente/hora extra. Olha a sinuca de bico: se você abre mão deles chegarem quando for começar a preparação, já encontrarão você preparada quando chegarem no salão. Se pedem para chegar muito antes, fica passível de ter de pagar hora extra para a empresa.

    Minha sugestão é combinar com o salão um horário plausível e dentro do planejamento da noiva. Afinal, é dia de noiva, não é mesmo?!

  • A organização do ambiente que você está também é importante. Na hora ninguém vê pelo calor do momento. Entretanto, depois que passa, você vai ver, principalmente se quem fotografar não for cuidadoso com a composição fotográfica, uma “baguncinha” que pode te incomodar para o resto da vida. Essa organização depende exclusivamente de você? Não! Mas se o lugar estiver organizado, tenho certeza absoluta que as fotos e o vídeo ficarão melhores!

  • Implore para ficar pronta antes da hora. Se você ficar pronta uma hora antes, é melhor que 15 minutos depois do horário. Atraso hoje em dia só compromete tempo de cerimônia/festa e estressam as pessoas que ficam esperando. Você ficando pronta antes, poderá ter tempo e calma para fazer uma mini sessão de fotos só suas. Faça com quem vai te arrumar igual você faz com o convite que entrega para o convidado: marque com antecedência.

    Boas práticas para o making of do seu casamento

  • Para mim, making of no dia de fotos externas pós casamento é dispensável. A emoção já passou. Serão basicamente fotos de maquiagem. Simulação e fotos que não representam a história que foi vivida no dia do casamento.

Resumidamente, quanto melhor for seu dia de noiva, melhores serão suas fotos. Melhores serão suas lembranças. Faz sentido pra você isso?

Making of do Noivo

É importante também. Acredite!

Boas práticas para o making of do seu casamento

Assim como vejo beleza e sentimento no making of da noiva, principalmente quando acontece num lugar “exclusivo”, também é possível ter belas imagens dos noivos nos momentos que antecedem o casamento.

Acredito que a beleza disso tudo não está diretamente ligada ao barbear, ou a vestir a camisa, ajeitar a gravata e calçar o sapato. Tenho certeza que vai além.

Noivo também sua frio e fica ansioso no dia do casamento! Por mais durão que ele seja 😛

O making of do noivo é bacana, principalmente quando conta com pessoas importantes para ele, como o pai, irmão, amigos…

Tem noivo que detesta pensar que terá de posar para foto e mesmo assim, topa fazer o making of, por saber que nossas fotos são feitas sem interferência no que ele está vivendo.

Acho que o interessante dos momentos captados é que eles sejam de fato verdadeiros e não apenas encenação.

Boas práticas para o making of do seu casamento

Uma vez, num congresso, um fotógrafo palestrante falava sobre suas belíssimas imagens, fotos premiadas… Dizia como as fotos eram feitas, que tudo era posado e que mesmo as fotos que pareciam momentos verdadeiros eram milimetricamente montadas, até mesmo as fotos de making of. Daí eu fiquei pensando nos protagonistas daquelas fotos, como se sentiam com o passar dos anos ao ver seus álbuns. Não tinha verdade nas imagens, não existiam a essência deles naquelas fotos.

Foi bom ter ouvido aquilo para ver o que eu NÃO queria para meu trabalho. Acredito que é possível extrair beleza natural dos momentos, por mais simples que eles pareçam ser. Por isso até costumo dizer: eu vejo beleza em TUDO.

E no making of do noivo tem funcionado assim para mim.

Boas práticas para o making of do seu casamento

Certa vez, estava eu a fotografar um barbear do noivo juntamente com seu pai. Dentre as coisas que eles falavam naquele instante, algo me chamou a atenção. O pai falava com orgulho que estava presente no primeiro barbear do filho… Para ensina-lo… No dia do casamento este momento se repetiu pela segunda vez. Agora não dependem mais da memória para lembrar disso. As fotos contarão essa história para todas as gerações dessa família.

Boa parte dos noivos gostam de se arrumar em casa mesmo, junto com pai, amigos e familiares. Como no caso das noivas, estando com pessoas que fazem a diferença, o clima fica mais leve e divertido. Além disso eles costumam ir a barbearias, barzinhos com amigos para dar uma relaxada ou se encontra todo mundo num hotel e fazem um brinde por lá mesmo enquanto se arrumam.

Muitos noivos não gostam nem de pensar em ter a sua arrumação para o casamento fotografada. As noivas que me lêem podem confirmar isso nos comentários.

Boas práticas para o making of do seu casamento

Por um lado eu entendo: tem fotógrafo que vai encenar tudo, posar e tornar maçante e cansativo aquelas horas que poderiam ser relax.

O que costumo dizer é que não interfiro em nada do que acontece no making of do noivo. Gosto de fotografar a coisa da forma que ela acontece. Isso torna tudo menos cansativo para quem não gosta de estar diante da câmera.

Um álbum com momentos de preparação do casal, principalmente quando tem pessoas ligadas a eles, que querem seu bem, torna-se completo.

Só o making of da noiva fica aquela sensação de que o noivo é um mero detalhe no casamento. Algo que eu discordo veementemente.

Se concorda ou discorda, comenta ai =)

Você pode estar lendo este post com tudo pronto para o casamento, assim como pode ter pessoas que estão lendo sem ter nada marcado, apenas sonhando. E foi para você que eu desenvolvi o Infográfico “A organização financeira do seu casamento em 5 passos”. Se você precisa entender um pouco mais do planejamento financeiro que precisa fazer para o casamento, baixe agora clicando no botão abaixo.

Baixar Infográfico