Como encontrar o fotógrafo ideal para o seu casamento?

Leve a sério as lembranças do seu casamento


Como encontrar o fotógrafo ideal para o seu casamento?

Desde que eu me tornei fotógrafo, sempre gostei de escrever e colocar em palavras as ideias que tenho. Confesso que devido a correria do dia a dia, no último ano não fiz muito isso. Agora resolvi voltar e quero fazer desse blog um canal bacana para colocar toda a experiência que adquiri em casamentos nos últimos 7 anos.

Em 2014 comecei a escrever textos úteis para quem está chegando no mundo dos casamentos, – você pode ver o que escrevi lá atrás aqui, aqui, aqui e aqui– mas, não dei continuidade naquele ano. Desta vez será diferente e prometo muitas novidades aqui no blog toda semana.

Então vamos ao assunto proposto.

Algumas pessoas instintivamente sabem como e porque contratar um fotógrafo. Entretanto, acredito que a grande maioria não faz idéia de como isso funciona, afinal, nem todo mundo tem um currículo em casamentos. Vamos então começar a partir daqui com algumas idéias de como encontrar o fotógrafo ideal para o seu casamento.

Você noivou, marcou a data, fechou o local da festa… Já está na hora de começar a pensar em quem deve fotografar o seu casamento. É comum as pessoas fecharem contrato de fotografia no mínimo com 8 meses de antecedência. Assim como na minha empresa, muitas outras empresas atendem apenas um casal por data. Devido a isso, a corrida para contratar o fotógrafo ideal para o seu casamento começa cedo.

Às vezes os casais optam por contratar uma assessora/cerimonialista logo após marcar a data. Porém, nem sempre as indicações de profissionais de fotografia vão de encontro com o que o casal imagina para as suas fotos. É importante saber dizer NÃO caso o casal não goste dos profissionais indicados. Ou mesmo daquela amiga que se casou e amou o resultado e quer por quer que você contrate o mesmo fotógrafo para o seu casamento. O que é bom para você, pode não ser para mim. Concorda?

O fato da assessoria não conhecer ou nunca ter trabalhado com determinado profissional não quer dizer que ele seja incompetente ou não seja capaz de fotografar o seu casamento. Como existem profissionais para todo gosto e bolso, pode ser que simplesmente não houve oportunidade de trabalhar juntos ainda. Isso é diferente de alguém dizer para você que não gostou do serviço oferecido e que não recomenda por falta de profissionalismo.

Existem diversas formas de encontrar um fotógrafo para o seu casamento: Google, Facebook, Instagram, indicação de amigos que já casaram, indicação de amigos que gostam de fotografia, recomendação de outros profissionais, blogs especializados em casamentos, revistas de noivas, anuários e afins.

Ser um fotógrafo profissional de casamento exige além de profissionalismo, planejamento e administração. Quando você contrata um profissional para trabalhar daqui a 8, 12, 14 meses, é importante ter consciência que essa empresa precisa existir até lá.

Infelizmente já aconteceram casos de pessoas que agem de má fé e deixam o cliente na mão no dia do casamento. E isso não se restringe ao fotógrafo. Já aconteceu com buffets, empresas de decoração, lembranças, convites… Entre outros.

Para evitar dor de cabeça assim, quanto mais você conhecer a procedência, mais tranquilo será contratar o fotógrafo do seu casamento.

Abuse do Google e Facebook na hora de pesquisar por um fotógrafo que te interessa. Quando encontrar um profissional que você tenha gostado, observe as avaliações de quem teve os serviços prestados por ele.

Dentre tantos profissionais, como saber que aquele é o fotógrafo IDEAL para fotografar o SEU casamento?

Vou listar abaixo, pontos a se considerar quando estiver filtrando os profissionais que te indicaram ou que você se interessou num primeiro momento:

1 – Você tem de se identificar com o que você viu do profissional. Acesse o site, Instagram, Facebook, para começo de conversa, e veja se você continua gostando do que viu.

2 – Procure ver imagens de mais de um casamento. Não dá para se basear em fotos bonitas de apenas um casamento, ou fotos soltas de diversos casamentos. É importante ver a versatilidade do mesmo. Um fotógrafo de casamento precisa ser versátil, pois num casamento existem inúmeras situações que podem sair do controle, e ai, só jogo de cintura para resolver. Um exemplo: O casamento é de dia, mas por algum motivo atrasa e começa a noite… Jogo de cintura e versatilidade resolve.

3 – Apesar de já estar em sua imaginação, o seu casamento ainda é uma página em branco, então olhar o portfólio do profissional e ver se ele já fez algo parecido com o que você sonha é um dos pontos de partida. Procure no portólio dos profissionais que você gostou, casamentos que sejam parecidos com o estilo que você sonha para o seu.

4 – Veja se você se identifica com as fotos da cerimônia.

5 – Veja se você se identifica com as fotos de festa.

6 – Se pretende fazer ensaios pré ou pós casamento, considere gostar do estilo do fotógrafo, pois isso pode fazer alguma diferença.
Tem fotógrafo que trabalha com poses o tempo inteiro. Com alguns casais isso não funciona tanto, pois, a metodologia de direção fotográfica acaba criando um clima forçado. Com outros casais isso pode funcionar bem. Como você se imagina nas imagens?

Após descartar tudo que você não gostou, entre em contato com quem você se identificou para checar disponibilidade de data e os orçamentos dos mesmos.

 

Depois de saber os valores cobrados, se estiver dentro do seu orçamento, considere marcar uma reunião para conhecer pessoalmente o autor das fotos que você gostou. Acredito que este contato é de extrema importância, pois, diferente de todos os outros profissionais, o casamento termina e a sua relação com este profissional, se estende por mais alguns meses.

Ter empatia com quem irá fotografar o seu casamento é extremamente importante. Imagina passar as horas incríveis do dia do seu casamento com quem você não se sente a vontade. Pior, esta pessoa te fotografando. Será que você vai parecer tranquila nas fotos? Será que você vai querer compartilhar destes momentos incríveis com este profissional? Se o santo não bateu, parte para a próxima.

Então, tentar descobrir como este indivíduo se comporta em um casamento através de um bate papo, é indispensável.

Além disso, uma reunião presencial te possibilita ver o trabalho impresso e por mais que as fotos no Instagram sejam lindas, é num álbum de fotografias que você vai preferir se recordar do seu casamento com o passar dos anos. Alia história do dia é de fato contatada.

 

Quando estiver olhando o portfólio, preste atenção às fotos de cerimonia. Este item é muito importante. Fazer foto de ensaio é fácil! Num ensaio fotográfico, se uma foto específica ficou ruim, o fotógrafo pode repetir quantas vezes quiser, até acertar. Na cerimônia, principalmente, os momentos não voltam! Se perder a sua entrada, já era! Se perder o momento do beijo, já era. Se perder a troca de alianças, já era! Não tem outra conversa.

Observe também o que vai além do trivial. Ou seja, a reação das pessoas, ângulos diferenciados, a interação das pessoas. Acreditamos que o casamento é composto pelo casal e por várias pessoas importantes pra eles, desta forma, a maneira que essas pessoas participam da cerimônia deve ser algo que o casal queira ver no futuro.

Olhe mais de um portfólio impresso. Além disso, observe se é de um único casamento e não de vários casamentos com as melhores fotos.

Atente-se às fotos da festa. O que você espera das fotos da festa do seu casamento? Quanto tempo você pretende ficar fazendo fotos posadas na festa do seu casamento? Tem fotógrafo para todo gosto. A foto mais fácil de fazer é a foto posada, em contrapartida, ela toma seu tempo e a festa acaba e você não aproveita. Além disso, saber fazer foto posada é o mínimo que se pode esperar de um fotógrafo.

É comum casais chegarem ao meu escritório e dizer que não querem ficar fazendo foto posada a noite toda. E sim, infelizmente isso acontece bastante!

Tenho certeza que a foto protocolar com pais, padrinhos, avós e crianças são extremamente importantes, principalmente ao longo dos anos, mas, não precisa perder mais de 40 minutos para fazer estas imagens. Para que tenha um parâmetro, fazemos em média em 25 minutos.

Tente identificar o estilo do fotógrafo que você pensa em contratar. Olhando um portfólio impresso é fácil ver quais as características daquele profissional, porque num portfólio exibimos aquilo que mais gostamos.

Para ajudar ainda mais você a ter sucesso nessa escolha tão importante, criei um infográfico com perguntas importantes e pertinentes para você fazer ao fotógrafo do seu casamento antes de contrata-lo. Para fazer o download gratuito basta no botão abaixo:

Baixar Infográfico

CONTRATO

É preciso ter muita atenção neste tópico.

O contrato deve zelar por tudo que foi conversado no dia da reunião. Tudo que é combinado antes tem de estar no contrato de maneira clara e específica.

Datas, horários de início e de término na cobertura fotográfica, lugares, tamanho de álbum, prazo de entrega das fotos para escolha, prazo de entrega do álbum, valores, valores extras se houver, multa por conta de cancelamento, quem irá fotografar, de preferência com o nome dos fotógrafos… Enfim, TUDO que é pertinente a execução do serviço fotográfico deve estar escrito. Isso evita dor de cabeça por ambas as partes. Todo mundo ganha.

Curtiu? Comenta aí se ficou com alguma dúvida 😉
Compartilha com suas amigas que estão noivas ou pretendem se casar.

Abraços e até a próxima.