5A&T0891

 

Há alguns anos, (não muitos), eu era de escrever bastante. Cheguei a ter uma coluna chamada “Papo de Fotografia” no blog Papo de Noivas, que era das queridas Nayhara e Sabrina. Com a correria do dia-a-dia fui deixando um pouco de lado o hábito de escrever. Este ano resolvi voltar a praticar e aproveito para ressuscitar a coluna “Papo de Fotografia”, agora no nosso blog. Vamos tratar de assuntos relacionados a fotografia de casamento em geral.

Alguns textos serão os que já foram publicados uma vez no extinto blog Papo de Noivas, com algumas adaptações. Muitos outros serão inéditos.
Enfim, vamos ao que interessa. O assunto de hoje é locação de fotos externas.

Dos milhares de casais que se casam aqui no Brasil, muitos sonham em ter um ensaio externo após o casamento, ou mesmo um ensaio pré casamento. Em alguns casos, os ensaios pós casamento são chamados por termos em inglês, tais como, Trash The Dress, Cherish The Dress e Day After. E Pré Wedding, Engagement Session, ou ainda, E-Session.

Entretanto, uma coisa que me intriga é, como muito destes ensaios são pensados por quem é responsável por criá-los, ou simplesmente fotografá-los.

Vejo muita gente fotografando sempre na mesma locação, como se aquele lugar fosse à galinha dos ovos de ouro, por ser bonito, agradável, de fácil acesso, com garantia de foto boa. É a chamada zona de conforto da fotografia. “Vai ficar bonito ali, ta bom”.

Eu, particularmente, não consigo visualizar um casal dizendo, “pode ser em qualquer lugar, até naquele mais clichê, onde todo mundo faz… Não faz diferença”.

Mas como eu disse no início do texto, estamos falando de sonhos. E sonho tem de ser perfeito, ou ao menos, chegar bem próximo disso, em minha opinião.

Não acho de bom tom, para não dizer que é desrespeitoso, tratar os casais como se não tivessem personalidade, como se todos fossem iguais e não possuíssem histórias. Ou trata-los como apenas mais um número.

A partir do momento que nós, fotógrafos, somos contratados para fotografar um casamento, somos responsáveis não só por registrar um acontecimento que é o casamento, mas também por documentar um sonho e para isso, nada mais justo que contar uma história desse casal através de imagens. As fotos externas devem fazer parte desta história.

Uma coisa que costumo dizer a quem está prestes a nos contratar é que não medimos esforços para realizar o sonho deles. Seja em um estilo de fotografia, ou uma locação ou num álbum totalmente diferente do que já se viu. E é a mais pura verdade, pois, queremos ser lembrados como quem realizou um grande sonho. E que este perdure por muitas décadas. =)

Abaixo, alguns ensaios que fotografamos em locações que não eram apenas lugares bonitos. São lugares que mostram o estilo de vida do casal, o que eles gostam de fazer, ou um lugar que tem traços de sua história.

6BR0358

Bruna e Rubens. São Paulo. Ele vive lá e ela vive em Vila Velha por enquanto. Ensaio pré casamento.

7P&G0139

Priscila e Gerson em Ubu. Lugarzinho que passaram muitos finais de semana em cinco anos de relacionamento.

22L&R0185

Lais e Ricardo em Linhares. Um lugar especial para ambos.

24_MG_1627

Monique e Rauny. Eles adoram praia!

14LE0014

6LE0168

Liandra e Emerson. No boteco, na escola de samba e no Centro de Vitória. São eles!

8LE0469

Estes são os exemplos mais recentes, mas existem muitos outros casos.
A locação é tratada com importância, pois ela ajuda a retratar os casais em sua essência.

Abração e até a próxima.